Academia das Letras

Vilões da leitura

Você chegou no trabalho e passou o dia correndo porque te pediram um projeto novo para amanhã,quando olhou para o relógio eram 18:30. No caminho de casa houve um acidente e você se atrasou para o jantar. Finalmente você come alguma coisa, toma um banho e se senta no quarto para ler. A primeira página, a segunda, na terceira já estava bocejando e decidiu parar. Pegou o celular e ficou mexendo nele até decidir dormir.

Em cima deste exemplo, vou te contar dois fatores que podem causar sono durante a leitura. Pequenos detalhes que se você não conhece, não fariam a menor diferença, mas, se você quer ler e aproveitar esse momento, eles são como vilões.

 

O primeiro vilão dessa história é o Horário.

Pode ser que você consiga passar horas e horas lendo no final do dia, mas, o horário que separamos para ler é muito importante. Passamos o dia correndo, chegamos em casa cansados e vamos ler. O corpo que já está cansado tende a relaxar.

Tudo isso acontece por causa da adenosina, uma substância que acumula no cérebro durante o dia e tem a função de inibir o “estado de vigília”. Logo quanto mais adenosina maior a vontade de dormir.

Você pode tentar ler em outros horários ou mais cedo para que não sinta tanto sono ou acordar mais cedo para ler.

 

O segundo vilão é a Iluminação.

No campo da arquitetura a iluminação tem um papel importantíssimo para o conforto e por isso as lâmpadas para cada ambiente são diferentes. Lâmpadas com o tom amarelado são geralmente encontradas nos ambiente de descanso, já as lâmpadas brancas são dispostas em ambientes de foco, geralmente utilizada em locais de trabalhos manuais.

Toda essa escolha é pensada em função da melatonina produzida pela glândula pineal e tem ligação direta com a iluminação local, quanto mais escuro maior a sua síntese.

Utilizar um abajur ou uma luminária para momentos de estudo e leitura podem te ajudar a melhorar o foco nestas atividades.

Aquele abajur que você queria, pode ser uma ótima ideia.

 

Não existem apenas estes dois vilões, mas conhecê-los pode te ajudar a transformá-los em aliados, só não deixe que eles te atrapalhem mais.

 

 

Por Giane Michele Carvalho

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!