Academia das Letras

O Dia de Ação de Graças – Thanksgiving

E esse belo dia de ação de graças chegou. Apesar deste ano ter acontecido coisas ruins que gostaríamos de pular, muitas coisas boas aconteceram em nossas vidas. Um novo pet, um novo priminho, irmãozinho, um abraço bem apertado, mais tempo com os pais e familiares. Diversas coisas para olharmos e agradecermos.

O dia de ação de graças nada mais é do que uma data para agradecer, agradecer à Deus por tudo o que ele proporcionou para nossas vidas. Aqui no Brasil, essa data não tem um significado tão grande quando deveria. Eu, como professora, gosto de celebrar essa data com meus alunos. Entre os pais sempre tem os que se assustam, pois não comemoram nenhum feriado. O que eu explico para eles é que esse dia não vê uma pessoa por sua religião, mas que na verdade é um dia dedicado apenas para ficar com a família e agradecer a Deus ou em quem/o que você acredita por tudo o que fez por você e sua família, e que além disso, todos são sempre muito bem-vindos.

Um de meus alunos reuniu toda a família para participar do Thanksgiving deste ano, o que foi muito legal, avós, primos, irmãos, pais, todos reunidos num delicioso picnic ao ar livre e dando graças.

“Agradeço pela escola”, “agradeço por que nessa quarentena fiquei mais perto dos meus pais”, “obrigada papai do céu pois eu estou conseguindo ir muito bem na escola”, “obrigada por esse picnic, pela minha casa, meus pais e por tudo”. Esses foram alguns agradecimentos que ouvi, de crianças com a partir de 4 anos de idade. Foi um momento lindo e divertido. Pegamos até chuva no quintal, rsrs.

Mas de onde veio essa data afinal? O dia de ação de graças surgiu no ano de 1620. Quando, numa cidadezinha em Massachusetts, chamada Plymouth, os colonos quiseram comemorar e agradecer pela farta colheita/safra que tiveram e se juntaram, nas ruas, cada um com um prato diferente. Decidiram comemorar todos os anos, até os índios participaram, cerca de 90 pessoas dessa data. Mas apenas no ano de 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou que seria um feriado nacional para celebrar, agradecer e passar com a família.

 

 

Por: Paloma Villas Bôas

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!