Academia das Letras

Dicas de estudo – Por Vitória Brown

Dicas de estudo

Direcionado a estudantes que desejam melhorar no semestre, com hábitos de estudos mais assertivos.

Para alguns estudantes não existe uma forma correta de estudar, porém para criar bons hábitos de estudo é necessário um pouco de esforço e dedicação, até que o estudante alcance uma maneira mais efetiva para aprender… E você? Quer mudar seus hábitos de estudo?  

A seguir, 5 dicas de estudo:

➤  Dica 1 

Identifique seu perfil de estudo

Cada estudante possui um perfil de estudo, por qual prefere estudar, que varia de acordo com a personalidade de cada um. Existem diferentes perfis de estudo, como, por exemplo, os auditivos (estudantes que necessitam de silêncio para conseguir se concentrar, além de aprenderem melhor ouvindo, eles costumam utilizar áudios e podcasts).

Descubra aqui o seu perfil de estudo : https://cristianethiel.com.br/teste-estilo-de-aprendizagem/

➤  Dica 2

Receber notificações da sua plataforma de estudos

Você já perdeu aquela prova importante? Já esqueceu de fazer aquela atividade na plataforma, ou não viu o feedback do seu professor por falta de atenção ou porque a informação não chegou até você? No modelo de aulas híbridas isso é mais comum do que você imagina, por isso, é importante configurar seu celular para receber as notificações da plataforma de estudos utilizada em sua instituição.   

  Dica 3

Tenha uma agenda ou caderninho 

Anotar informações importantes, como, por exemplo, notas, datas de atividades, feriados e lista de tarefas para o fim de semana irá te ajudar na organização de suas atividades. Desta forma, você ficará por dentro de tudo.

➤  Dica 4

Faça uma lista de leitura ou planilha 

A leitura é essencial para o estudante, ela ajuda a complementar conhecimentos e ampliar horizontes. Faça uma lista de leitura mensal ou anual, mas se você não tem o hábito de ler, estabeleça metas (número de páginas) diárias ou semanais de um determinado livro que você deseja ler.

➤  Dica 5

Seja equilibrado 

É muito importante que o estudante tenha hábitos alimentares saudáveis, um tempo de descanso ou de lazer. Ficar ansioso com os estudos e demandas acadêmicas pode ser prejudicial, por isso, não esqueça que seu corpo é um “templo” que possui limites a serem respeitados.

  

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!